sexta-feira, 16 de março de 2012
Filhote de Quero Quero (Vanellus chilensis)
A algum tempo eu vinha acompanhando um casal de Quero Quero (Vanellus chilensis) na Lagoa Rodrigo de Freitas chocando um único ovinho próximo ao clube Piraquê. Com falta de tempo nessa ultima semana , não tive muitas oportunidades para ver se o ovo já tinha chocado , mas a dois dias fui dar uma rápida conferida sem a câmera pois estava indo para um compromisso , e tive a grata surpresa de ver o filhotinho pela primeira vez . Hoje foi o dia que consegui ter um pouco de tempo para ir lá registrar o momento , acredito que o filhote tenha apenas 1 semana e alguns dias de vida . A família não fica muito próximo da beira da Lagoa o que dificulta bastante as minhas fotos , mas algumas deram para o gasto .
O Quero-Quero é uma ave altamente rústica e sobrevive e se reproduz em diversos ambientes . É da família Charadriidae , parente das Batuíras . O Quero-Quero é uma das aves em que é mais fácil se achar o ninho , pois nidificam sempre no chão , e enquanto a fêmea choca o ovo , o macho fica por perto espantando escandalosamente todos que tentam se aproximar . Até mesmo com os filhos pequenos , os pais fazem um escândalo caso alguma ave chega perto de seus filhotes , e se um humano tentar chegar perto vai certamente levar umas bicadas !
Hoje mesmo vi uma garça grande (Ardea alba) tentando se aproximar do filhote e levou um belo esporro dos pais enquanto o filhote apenas observava a cena , foi bem curioso , só foi uma pena não conseguir registrar o momento pois era justo quando eu estava abrindo a mochila para pegar a câmera.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Martim-pescador-grande (Megaceryle torquata) (Linnaeus, 1766)
Uma das minhas aves favoritas, tudo bem que eu sou apaixonado por várias espécies, mas essa ave sempre me fascinou desde a primeira vez que a vi em Ilha grande na praia de Palmas , e depois diversas vezes aqui na Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma ave muito arisca e muito assustada aparentemente com a presença do homem . É muito difícil tirar uma boa foto das aves desta família , elas sempre estão em poleiros altos para avistar bem suas presas , e quase nunca ficam razoavelmente próximas a humanos . Apesar de haver ótimas fotos destas aves em livros, no site wikiaves.com.br e em alguns blogs .. uma boa foto desta ave , requer muita paciência e atenção. No primeiro dia que consegui registrar a ave com minha câmera , não consegui boas fotos .. pois já estava indo embora do local por que tinha um compromisso e a ave estava num poleiro bem distante , apenas valeu as primeiras fotos pra registro . Mas no segundo dia , em que resultaram as fotos que estou postando agora , tive que ter muita paciencia , pois como sempre ela esta num poleiro alto e meio longe, as melhores oportunidades para tirar boas fotos , são quando a ave da o seu mergulho para pescar . Mas isso pode demorar horas , pois ela adora ficar digerindo seus peixinhos por um longo tempo no alto das arvores , e é bem dificil saber quando ela vai dar outro bote . Ainda espero tirar melhores fotos desta ave sensacional , mas por enquanto , ja que algumas ficaram bem razoáveis , resolvi postar pois gosto muito desta espécie.
Está é a maior espécie de sua familia (Alcedinidae), pode chegar a medir 42 cm . Em dias chuvosos onde as águas ficam bem mais turvas , eles podem acrescentar á sua dieta insetos , pequenos répteis , batráquios e carangueijos.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Sequência de fotos de uma familia de Frangos d'água comum (Gallinula chloropus)
(Gallinula galeata) (Lichtenstei, 1818) venho acompanhado essa família há umas duas semanas . Um casal e cinco filhotinhos, sendo um deles bem pequeno ainda. É engraçado ver a disputa entre os filhotes quando os pais vem com alguma comida para alimenta-los . Tem até uma foto que mostra aparentemente uma fila entre os filhotinhos , parecendo mostrar uma certa hierarquia na hora de receber o alimento dos pais .. ao mesmo tempo , os pais parecem preterir os filhotes maiores na hora de dar o alimento , talvez vendo que eles tem mais chances de sobreviver .. da uma pena do pequenino filhote .. mas ele sofre bastante na mão dos irmãos mais velhos , apesar de conseguir se alimetar razoavelmente bem também.
São fotos tiradas em dois dias diferentes .. venho acompanhando eles sempre que posso e hoje mesmo já vi que a família está bem !
Assinar:
Postagens (Atom)